quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sobre comida de verdade

Michael Pollan, em seu livro Regras da Comida faz uma indagação interessante que diz mais ou menos assim:

O que aconteceu com nossos hábitos alimentares que trouxe à tona a necessidade de orientações sobre o que, como e quanto comer?

Há algumas poucas dezenas de anos, as pessoas comiam o que plantavam e criavam para subsistência, mas com o crescimento da indústria alimentícia, as variedades de produtos processados que temos disponíveis hoje nas gôndolas de supermercado é absurdamente grande. Diante de tanta opção, o que escolher?

Vou contar minha experiência pessoal nos últimos 10 meses: as minhas idas ao supermercado pra comprar comida são resumidas ao setor de hortifruti e ao açougue, sendo que destes saem o maior volume de itens das minhas compras:  legumes, folhas, frutas, ovos e carne. Quando necessário, passo no setor de lácteos pra comprar manteiga e queijo. Por último, meus queridinhos: café e azeite. Se preciso fazer um agrado em casa, compro macarrão de arroz (sem glúten). Fim. Assim é preenchido meu carrinho, alimentos com base nas orientações de alimentação primal - aquela à qual estamos mais adaptados geneticamente.

Eu comecei a me preocupar mais com a minha alimentação no início de 2013, mas foi em 2014 que eu tirei a grande maioria dos alimentos processados que eu consumia. Estava há poucos dias me lembrando que a última crise de sinusite que tive foi em agosto ou setembro do ano passado. E eu tinha sempre, pelo menos 3 vezes ao ano. E realmente atribuo essa melhoria global da saúde ao consumo mais consciente de comida de verdade. No meu último exame periódico, ouvi da nutróloga "há muito tempo não via exames tão bons quanto os seus" e isso me deixou muito feliz.

Eu acho muito prazeroso poder preparar minha comida sabendo tudo que eu colocar ali estará nutrindo o meu corpo e não prejudicando-o, causando inflamações, respostas hormonais indesejadas, ou até mesmo efeitos alergênicos. Também encaro como uma forma muito simples de lidar com o alimento, faço um belo prato com uma lista bem pequena de "ingredientes" acessíveis, sem frescuras!

Esse assunto tem tantas abordagens a expor que daria uma série de posts específicos. Por enquanto, fico por aqui e posso continuar escrevendo sobre comida se tiverem interesse! Lembro que não sou profissional na área, mas esse assunto - assim como vário outros - me despertam interessem em particular, e tenho um carinho especial pelos estudos sobre culinária e nutrição natural. Quando manifestam interesse, o ato de ajudar as pessoas ao meu redor a encontrarem seu equilíbrio e verem com outros olhos aquilo que desfrutam como fonte de energia é uma missão de vida, me deixa muito feliz. Isso é sobre cuidar do próximo e de mim mesma, pois a troca de experiências sempre me traz um aprendizado diferente.


Algumas das minhas refeições - ovos, frango, carne, abacate, salada, receitas de pão e bolo sem glúten! Ainda peco na apresentação, mas estava tudo muito gostoso!


Vou adorar receber comentários dos meus leitores sobre a forma com que cuidam ou desejam cuidar da alimentação. Você tem um objetivo específico? Quer emagrecer? Quer ser mais saudável? Já coloca na sua mesa produtos naturais? Ou ainda consome algo que tem ingredientes impronunciáveis?

Vou deixar um link de um blog que eu adotei como referência pra quem tiver curiosidade: 
É uma fonte de informações preciosíssima sobre comida de verdade, escrito pelo Dr. Souto, médico gaúcho.

E ainda, um guia do meu amigo virtual Lúcio Amorim sobre como fazer compras em supermercados:



Um abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário